APARELHOS DENTÁRIOS

A Ortodontia é uma área da medicina que recorre a aparelhos dentários para prevenir e/ou tratar problemas relacionados com o crescimento da dentição (dentes tortos e/ou afastados) e da própria estrutura óssea do rosto (prognatismo e retrognatismo).

Na Medidental, os nossos profissionais efetuam sempre um diagnóstico inicial baseado em rigorosos exames e, mediante as necessidades detetadas, é aconselhado o aparelho ortodontico mais adequado para cada caso. 

Como tendencialmente estes tratamentos demoram algum tempo e necessitam de visitas regulares ao dentista, esteja atento aos nossos vouchers mensais, aos acordos e protocolos estabelecidos com entidades estratégicas e às linhas de financiamento para pagamentos faseados.

Com a nossa equipa de profissionais em ortodontia tenha a dentição alinhada e perfeita que sempre desejou aos preços mais competitivos do mercado. Volte a sorrir sem complexos ou qualquer tipo de inibições. Seja mais um dos nossos casos clínicos de sucesso.

Tipos de aparelhos dentários

Aparelhos dentários fixos (metálicos ou estéticos):

Os aparelhos dentários fixos (parciais ou totais) são os mais utilizados em todo o mundo e também os mais indicados para resolver os casos ortodonticos mais complexos.

Estas soluções permanentes são compostas por brackets (em aço ou em materiais mais discretos, como a safira, porcelana/cerâmica e policarbonato) ligados por arcos metálicos e elásticos, colados aos dentes através de um material adesivo.

O aparelho fixo estético é uma ótima opção para adultos e jovens que procuram um tratamento ortodontico mas que querem evitar o chamado “sorriso metálico”, pois, como visualmente é muito marcado, muitas vezes interfere na vida social e profissional do paciente.

Os aparelhos fixos em geral, como não permitem ser removidos no dia a dia, exigem que haja um acompanhado profissional regular, com consultas de controle todos os meses até ao final do tratamento. 

Aparelhos dentários removíveis

Os aparelhos dentários removíveis, como não suportam cargas nem pressões elevadas, são especialmente indicados para crianças e também para jovens com desalinhamento ligeiro dos dentes, para tratamentos complexos. Posteriormente terá que ser associado um aparelho fixo.

Estas soluções são compostas por uma parte acrílica (normalmente cor-de-rosa), que encaixa no céu da boca, e por uma parte metálica que tem como função (re)posicionar os dentes.

Apesar de poder ser utilizado em ambas as arcadas, este aparelho, considerado o mais simples e o mais económico do mercado, é maioritariamente usado apenas no maxilar superior.

Aparelho dentário de brackets autoligavéis

Os brackets autoligavéis são atualmente a tecnologia mais moderna do mercado para tratamentos dentários com aparelhos fixos, sejam eles metálicos ou estéticos (em safira, porcelana/cerâmica ou policarbonato).

Enquanto que nos aparelhos dentários tradicionais são usadas as famosas borrachinhas, transparentes ou de cor, para prender o fio ao bracket (peça colada dente a dente), nos aparelhos autoligáveis cada bracket tem uma espécie de porta, que o dentista abre para colocar lá o fio.

Na prática, ao eliminar o uso das borrachas, estamos a impedir que bactérias se alojem e a aumentar o conforto do paciente, pois a fricção entre o fio e o bracket diminui consideravelmente, gerando menos danos nos dentes e até mesmo na cavidade bocal em geral.

Além disso, desta forma conseguem-se resultados mais eficazes e mais rápidos (na ordem dos 35%) e a troca do fio só é preciso efetuar de 2 em 2 meses (e não mensalmente como as soluções mais convencionais).

Aparelhos dentários invisíveis ou transparentes (Invisalign)

Os aparelhos dentários invisíveis/transparentes (Invisalign) são um equipamento revolucionário, dado que, como são feitos de acetato translúcido, são praticamente impercetíveis.

Desta forma, e contrariamente aos aparelhos convencionais, esta espécie de placa incolor tem a vantagem de não causar qualquer impacto no dia a dia do paciente, podendo também ser removível a qualquer momento, garantindo assim um maior conforto.

A nível de limpeza convém que, quando retirado, o aparelho dentário invisível (invisalign) seja devidamente higienizado com uma escova adequada para o efeito.

Aparelhos linguais:

Os aparelhos dentários linguais são iguais aos aparelhos fixos, mas são mais caros, pois não têm os brackets à vista, dado estarem colados por detrás dos dentes.

Apesar de esteticamente serem soluções mais elegantes, a higienização dos aparelhos linguais torna-se mais complexa, pois o acesso à escovagem é mais difícil.