Próteses Dentárias | Clínica Dentária em Alcântara e Campo de Ourique – Lisboa | Medidental

PRÓTESES DENTÁRIAS

A Medidental é uma clínica dentária com a especialidade de prostodontia, a qual se dedica à colocação de próteses dentárias, fixas ou amovíveis, feitas à medida das necessidades de cada paciente.

Estas soluções – também conhecidas como dentaduras, placas dentárias ou dentes postiços – são a resposta ideal para quem pretende voltar a recuperar uma dentição completa de forma rápida, eficaz e económica (os implantes são mais caros e o tratamento é mais demorado).

Não descure a sua saúde oral, pois a perda de dentes, além dos problemas estéticos evidentes, pode causar desequilíbrios variados, nomeadamente no que diz respeito à abertura e fecho da boca, gengivas, mastigação, digestão e à própria estrutura óssea da face. 

Agende de imediato uma consulta de prostodontia na Medidental. Temos inúmeros casos clínicos de sucesso e excelentes benefícios: vouchers, linhas de financiamento e acordos e protocolos com entidades de referência.

Com a nossa equipa de especialistas em próteses dentárias, zele pela saúde e conforto e simultaneamente aumente a sua autoestima e autoconfiança quer a nível social quer profissional. Confie na excelência da nossa marca.

Tipos de próteses dentárias

Próteses dentárias acrílicas

As próteses acrílicas são as soluções removíveis mais baratas do mercado e podem ser totais ou parciais, mediante o número de dentes a substituir. 

Estas placas dentárias são ideais para quem tem poucos dentes, ou nenhum, e pretende, de uma forma rápida e económica, voltar a ter um sorriso bonito e completo. Normalmente, estas próteses, consideradas as mais frágeis, são cor-de-rosa para imitar a cor da gengiva e mais volumosas do que as próteses esqueléticas, principalmente no maxilar superior.

Todavia, as próteses acrílicas não podem ser encaradas como uma resposta definitiva, pois ao longo do tempo vão perdendo as suas propriedades, podendo mesmo comprometer a função mastigatória, a fala e toda a parte estética da boca.

Próteses dentárias esqueléticas (ou próteses grampeadas)

As próteses dentárias esqueléticas (ou próteses grampeadas) são soluções parciais, pois necessitam sempre de ter gengivas saudáveis e alguns dentes naturais ou implantes para as segurar através de ganchos (grampos).

Em termos práticos, esta prótese é constituída por dentes artificiais feitos em acrílico (os de cerâmica são mais caros), fixados numa estrutura metálica muito fina, suportada pelos dentes existentes.

Além de esteticamente ser uma resposta mais elegante do que a prótese acrílica (não é tão volumosa), a prótese dentária esquelética também tem a vantagem de não cobrir o palato e de não fraturar com tanta facilidade.

Próteses dentárias flexíveis (semirrígidas ou flexite)

As próteses dentárias flexíveis (também conhecidas como próteses flexite ou próteses semirrígidas), parciais ou totais, são a solução amovível mais cara do mercado, mas também a que possui mais vantagens.

Além de ser a solução mais resistente, confortável (como é hipoalergénica, adapta-se melhor e causa menos dores) e que assegura uma melhoria na mastigação e na fonética, esta placa dentária é também aquela que garante um efeito mais natural, pois é translúcida, muito fina, leve e não tem ganchos metálicos para a sustentar.

Estas próteses flexíveis removíveis podem ser feitas em silicone, nylon ou em poliamida de alto impacto e são especialmente indicadas para: idosos, pessoas que não tolerem outro tipo de placas e para quem está a aguardar a aplicação de implantes e não pretende estar sem os dentes em questão.

Próteses dentárias conjugadas

As próteses dentárias conjugadas são uma solução que combina a resina flexite com a estrutura metálica sem necessidade da usar ganchos para a retenção da dentadura.

Na prática, este tipo de placa dentária é removível, mas está associada a um dente fixo, natural ou de porcelana, o qual é preparado para receber a prótese.

Prótese dentária total fixa implanto-suportada

A prótese dentária total fixa implanto-suportada consiste numa placa de 12/14 dentes artificiais instalada sobre implantes de titânio, dando condições adequadas de retenção e fixação.

Esta prótese é considerada a solução mais segura e esteticamente mais perfeita do mercado, visto que a prótese é aparafusada aos próprios implantes.

Prótese dentária total removível implanto-suportada

A prótese dentária total removível implanto-suportada é uma placa em acrílico de 12/14 dentes colocada sobre dois implantes de titânio.

Esta dentadura possui uma cápsula na sua parte interna, onde é encaixado um “botão” fixado sobre o implante dental. Uma solução com um resultado excelente quer a nível de conforto quer de estética.