TECNOLOGIA

Tomografia Computorizada 3D

A nível de imagiologia, a Medidental utiliza tecnologia 3D de alta resolução, imprescindível para a deteção de detalhes específicos da boca do paciente, muitas vezes omitidos em exames tradicionais 2D.

Este método de diagnóstico é rápido, indolor, 100% seguro e permite analisar a imagem, logo após o exame.

Ao mesmo tempo, e contrariamente a outros sistemas, este raio-X tem a capacidade de reduzir exponencialmente a dose de radiação a que o paciente fica sujeito.

Câmara intraoral

A câmara intraoral é uma ferramenta preciosa de auxílio na deteção e no diagnóstico de inúmeros problemas orais.

Para a equipa da Medidental é muito importante que o paciente literalmente veja o estado da sua boca para ter uma noção dos seus reais problemas.

Com este instrumento também conseguimos proceder ao registo fiável do antes, do durante e do depois de efetuar uma reabilitação oral.

Sensor intraoral

Na Medidental, os nossos profissionais não fazem uso de raio-x em película, mas antes de sensores de raio-x digital.

As principais vantagens deste sistema prendem-se com a baixa radiação a que o paciente é sujeito e com a qualidade da imagem superior, a qual facilita o um diagnóstico médico mais exato.

Localizador apical

O localizador apical é usado na endodontia para determinar a posição da constrição apical (menor abertura do canal radicular).

Por outro lado, este tipo de dispositivo também se tem mostrado muito mais eficiente do que a radiografia para determinar a posição do forame apical (maior abertura do canal radicular).

Prophy Jet

O Prophy Jet é um equipamento que usa um jato formado por ar, pó e água para efetuar limpeza de manchas na superfície dos dentes.

É método é ideal para pessoas que fumem e que bebam café, chá e outras bebidas pigmentadas.

Motor de endodontia

Na nossa clínica, a nível de desvitalizações, utilizamos a endodontia mecanizada, um método desenvolvido para facilitar o processo e reduzir o tempo de tratamento. As principais vantagens deste sistema são:

  • Melhorar a preparação de canais
  • Manter a forma original do canal
  • Maior conforto para o paciente e médico
  • Diminuição do tempo de trabalho
  • Redução da contaminação entre sessões

Equipamento de esterelização

Na Medidental utilizamos os mais inovadores e exigentes equipamentos de esterelização, nomedamente os autoclaves B, regulados e categorizados com o standard mais rígido imposto pela norma europeia EN 13060 em 2004.

Esta tecnologia topo de gama incorpora uma bomba de vácuo para remoção de ar da câmara de esterelização, permitindo desta forma a chegada do vapor quente a todas as zonas internas e externas dos instrumentos.

Estes autoclaves B são indicados para estilizar todo o tipo de intrumentos sólidos, ocos e porosos (embalados ou não-embalados), na medida em que garantem uma eficiente penetração do vapor e, como tal, um desempenho mais eficaz em termos de esterelização.

Zircónia

Na Medidental só utilizamos zircónia porque:

  • As coroas e as pontes de zircónia são muito parecidas com os dentes naturais, sendo extremamente complicado estabelecer na prática a diferença.
  • A zircónia, como é uma substância muito forte, tem capacidade para suportar o desgaste do uso diário, mostrando-se muito duradoura.
  • A zircónia, tal como um dente, também reflete a luz da mesma maneira (contrariamente a outros núcleos metálicos), tendo por isso um aspeto muito natural. Isso pode ser importante se suas novas coroas estiverem na parte frontal da boca e ainda mais relevante nos casos em que a coroa será vista ao lado dos dentes naturais.
  • As coroas de zircónia, feitas de cerâmica muito forte, não estão sujeitas a corrosão e também não permitem que se veja a típica linha de gengiva negra formada em torno da coroa.
  • A zircónia, como não é um material condutor elétrico, elimina as típicas sensações de “quente/ frio” que muitas vezes se verificam com outras coroas.